top of page

Movimentos que lhe podem salvar as costas - Parte 2 de 4

Atualizado: 12 de mar. de 2022

Este mês de Março é dedicado a ensinar-lhe movimentos que lhe podem ajudar a proteger as suas costas, e evitar aquelas dores que a(o) impedem de desfrutar com prazer os bons momentos da vida.

A sua coluna lombar é sujeita diariamente a múltiplos stresses que criam micro-deteriorações na sua estrutura. O acumular das mesmas, sem o descanso adequado, pode causar um stress mecânico crónico, responsável pela sua progressiva degeneração, e consequentemente dores lombares. Estas podem ser evitadas se prevenirmos com uma higiene diária da coluna, a qual inclui posturas adequadas, movimento ajustado e frequente, ajustamentos quiropráticos regulares, e uma hidratação adequada.

Nesta série de posts vamos dedicar-nos à postura dinâmica em tarefas que são muito frequentes no seu dia-a-dia. Neste número vamos explorar a ação de levantar algo pesado do solo. Provavelmente já lhe sucedeu sentir uma dor aguda quando tentou levantar algo do solo, numa posição sem a guarda adequada. O posicionamento do seu tronco para levantar algo pesado do solo é crucial. No ginásio, o exercício usado para esta tarefa é o levantamento de terra ou peso morto.


Levantamento de Terra | Peso Morto



Neste gesto, o hinge da anca, uma ação articular da anca (coxofemoral) feita essencial no plano sagital é fundamental para a segurança da sua coluna, como demonstra a seguinte imagem.


Hip Hinge (retirado de Endurance Physio Missoula Physiotherapy)



Pode treinar este gesto, inicialmente numa parede, como mostra o vídeo abaixo, e numa segunda fase usando o bastão, como foi mostrado na imagem anterior.



Depois de assimilado este gesto, pode desfrutar desta ação para o seu dia-a-dia de forma segura. Veja como executar em contexto real:



Considere que esta forma de movimento aumenta a utilização dos glúteos, os quais são músculos potentes e cruciais no auxílio da sua musculatura vertebral.


Saber levantar objetos do solo, seja em sua casa ou no local de trabalho, pode salvar-lhe o dia.


O papel do quiroprático não termina no ajustamento, e muito menos no consultório. A educação do paciente é um aspeto fundamental da profissão. Confie no seu quiroprático, para a(o) ajudar a aumentar a resiliência da sua coluna, pois esta esta é fundamental para a sua saúde em geral e para aproveitar o máximo da sua vida.


Seja ajustada(o) regularmente, e mova-se mais e melhor.

Esperamos tê-la(o) ajudado com esta informação. Caso necessite de ajuda não hesite em marcar uma consulta (Quiroativação). Não deixe que a sua coluna afete o seu bem-estar.


Aviso Legal:

A informação disponibilizada não representa uma prescrição. Deve consultar um profissional licenciado na área clínica antes de iniciar um programa de exercício e ser supervisionada(o) por um técnico de exercício físico ou terapeuta devidamente qualificado.

83 visualizações0 comentário