top of page
  • Foto do escritorCarlos Tavares

Movimentos que lhe podem salvar as costas - Parte 1 de 4

Atualizado: 12 de mar. de 2022

Este mês de Março será dedicado a ensinar-lhe movimentos que lhe podem ajudar a proteger as suas costas, e evitar aquelas dores que a(o) impedem de desfrutar com prazer os bons momentos da vida.

A sua coluna lombar é sujeita diariamente a múltiplos stresses que criam micro-deteriorações na sua estrutura. O acumular das mesmas, sem o descanso adequado, pode causar um stress mecânico crónico, responsável pela sua progressiva degeneração, e consequentemente dores lombares. Estas podem ser evitadas se prevenirmos com uma higiene diária da coluna, a qual inclui posturas adequadas, movimento ajustado e frequente, ajustamentos quiropráticos regulares, e uma hidratação adequada.

Nesta série de posts vamos dedicar-nos à postura dinâmica em tarefas que são muito frequentes no seu dia-a-dia. Neste número vamos explorar o sentar e levantar. Quantas vezes se levanta da sua cadeira num dia? Já pensou nisso? Mais ainda, será que usa corretamente o seu corpo para ganhar vantagem da sua inércia e do momento criado pela mesma? Retira o máximo partido dos músculos do seu membro inferior, com maior incidência nos seus glúteos? Consegue manter a sua coluna lombar numa posição neutra, enquanto se levanta? Veja o que deve fazer ao levantar-se:



A forma como se senta não deixa de ser importante. Tem que ser capaz de controlar a descida, através de uma contração excêntrica (fase negativa / descida controlada) da musculatura dos membros inferiores, enquanto mantém a sua coluna numa posição neutra. Treinar o movimento de agachar, mesmo que apenas com o peso corporal, é uma excelente forma de melhorar a ação de sentar e levantar-se.



Entrar e sair do carro também representam um desafio para a sua coluna lombar. Procure tirar o máximo partido de um agachamento bem executado, seja para descer, seja para subir. Uma vez no carro, evite a rotação excessiva da sua coluna lombar, assistindo o movimento das coxas e retirando stress da coluna.



Saber sentar e levantar-se, seja da cadeira de sua casa ou do escritório, ou do seu carro, pode salvar-lhe o dia.


O papel do quiroprático não termina no ajustamento, e muito menos no consultório. A educação do paciente é um aspeto fundamental da profissão. Confie no seu quiroprático, para a(o) ajudar a aumentar a resiliência da sua coluna, pois esta esta é fundamental para a sua saúde em geral e para aproveitar o máximo da sua vida.


Seja ajustada(o) regularmente, e mova-se mais e melhor.

Esperamos tê-la(o) ajudado com esta informação. Caso necessite de ajuda não hesite em marcar uma consulta (Quiroativação). Não deixe que a sua coluna afete o seu bem-estar.


Aviso Legal:

A informação disponibilizada não representa uma prescrição. Deve consultar um profissional licenciado na área clínica antes de iniciar um programa de exercício e ser supervisionada(o) por um técnico de exercício físico ou terapeuta devidamente qualificado.

157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo